O transporte de material biológico é realizado em diversos meios. E estes meios incluem não só o transporte terrestre como também o aéreo. Independente da forma, a empresa responsável por esse transporte deve anular, mitigar, controlar e evitar riscos aos seres humanos, animais e ao meio ambiente durante o trajeto.
Hoje nós vamos entender um pouco mais sobre as diferenças no transporte aéreo e terrestre desse tipo de material.
O que são os materiais biológicos?
Há diversos tipos de materiais biológicos. No geral, o corpo de um ser vivo produz material biológico de forma orgânica.
No transporte de material biológico, alguns destes materiais são potencialmente não infectantes, como o suor, lágrimas, fezes, urina e saliva, por exemplo. Vale lembrar que, caso algum deles contenham a presença de sangue, sua classificação é alterada.
Outros, entretanto, são potencialmente infectantes, como o sangue, fluidos orgânicos, sêmen, secreção vaginal, líquen e líquidos sinovial, pleural, peritoneal, pericárdico e amniótico.
Diferenças entre o transporte de material biológico terrestre e aéreo
No geral, os cuidados no transporte de materiais biológicos são os mesmos, seja no transporte aéreo ou terrestre.
O uso de equipamentos de proteção individual (EPI), treinamento periódico da equipe envolvida com o transporte e a embalagem correta do material são essenciais em ambos os casos. Afinal, isso evita acidentes e, caso ocorra algum tipo de problema, os profissionais terão todo o conhecimento e recursos para minimizar os problemas.
As diferenças, entretanto, começam em qual o órgão responsável pela fiscalização e por criar diretrizes. No caso do transporte terrestre, a ANTT é a agência responsável. Já no transporte aéreo, quem dá as diretrizes é a ANAC.
O que diz a ANAC?
Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o transporte aéreo de artigos perigosos deve obedecer aos requisitos dispostos no RBAC nº 175.
O objetivo desse dispositivo é viabilizar o transporte de materiais biológicos por via aérea. Esta RBCA obriga que artigos perigosos sejam transportados sem colocar a aeronave ou seus ocupantes em risco.
A segurança, assim como o sucesso da operação, somente será alcançada por meio do cumprimento das responsabilidades por parte do expedidor, do operador de transporte aéreo, do operador de terminal de carga e dos demais envolvidos no transporte aéreo.
É preciso também realizar uma série de procedimentos, como, por exemplo, identificar, classificar, embalar, marcar, etiquetar, documentar, aceitar, manusear e transportar de forma adequada esse material. Apenas operadores de transporte aéreo que possuam autorização para o transporte de artigos perigosos podem transportar materiais biológicos. A ANVISA é quem dá essa autorização.
O que diz a ANTT?
A ANTT regulamenta que os veículos (como carro e moto, por exemplo) que transportam algum tipo de material biológico devem portar as simbologias adequadas (como placas UN 2814 ou 2900), e simbologia adequada que identifique o material como infeccioso.
De acordo com a resolução 3665 da ANTT, que regulamenta esse tipo de transporte por vias terrestres, durante as operações de carga, transporte, descarga, transbordo, limpeza e descontaminação, os veículos e equipamentos utilizados no transporte de produtos perigosos devem estar devidamente sinalizados. Além disso, devem portar a Ficha de Emergência e o Envelope para Transporte.
O uso de EPI’s também é obrigatório, de modo a proteger os trabalhadores envolvidos no transporte. Além disso, você deverá realizar esse trabsporte em veículos classificados como “de carga” ou “misto”,
Há, ainda uma série de proibições:
- Não se pode transportar, simultaneamente, no mesmo veículo ou equipamento de transporte, diferentes produtos perigosos. A exceção é no caso de haver compatibilidade.
- Não se deve transportar produtos perigosos juntamente com alimentos, medicamentos ou quaisquer objetos destinados a uso ou consumo humano
- Não se pode fumar ou entrar em áreas de carga do veículo ou equipamentos de transporte com dispositivos capazes de inflamar os produtos com gases ou vapores durante as etapas da operação de transporte.
Conheça a FFW Logística, especializada no transporte de material biológico
Fundada em 2010, A FFW Logística é uma empresa referência em logística na saúde. Possuímos todas as certificações necessárias da ANVISA e seguimos as resoluções da ANTT para transporte terrestre e da ANAC para transporte aéreo. Prestamos serviços de transporte em diferentes modais, investindo sempre em tecnologia de ponta, capacitação de nossos profissionais e especializados na área da saúde.
Que tal simplificar, baratear os custos e aumentar a qualidade do transporte de material biológico com a gente, hein? Entre em contato pelo nosso site e tire todas as suas dúvidas. Temos a certeza de que será um grande ganho para toda a sua logística.