O transporte de amostra biológica é uma parte extremamente importante da cadeia que envolve a saúde pública e privada. Afinal, é nesste momento que o material biológico estará em contato com o mundo externo, fora dos ambientes controlados de um laboratório ou hospital.
Por conta disso, boas práticas são mais do que necessárias. Hoje você vai ver 3 dessas boas práticas que são essenciais para um transporte de amostra biológica seguro, tanto para a preservação do material quanto para a segurança dos profissionais envolvidos e da comunidade local.
1 – O sistema de embalagem tripla é fundamental no transporte de amostra biológica
O acondicionamento adequado da amostra biológica é fundamental para evitar acidentes e manter a sua integridade até o final do trajeto. No geral, o empacotamento do material biológico é feito em três níveis de embalagem:
• Embalagem primária: recipiente rotulado, resistente, rosqueável e à prova de vazamento.
• Embalagem secundária: neste compartimento será acondicionado o recipiente primário. Deve também ser estanque e à prova de vazamento. Recomenda-se preenchê-lo com material absorvente.
• Embalagem externa: este é o compartimento externo, onde deve-se colocar o recipiente secundário. Deve ser resistente e proteger o material biológico da exposição à água e danos físicos durante o transporte.
Este sistema de embalagem é recomendado sempre que há a necessidade de transporte de material biológico, seja para curtas ou longas distâncias (incluindo transporte internacional).
2 – Documentação em mãos e sempre regularizada no transporte de amostra biológica
Deve-se transportar a amostra biológica com documentação que permita a sua rastreabilidade. Ou seja, é necessário que a transportadora tenha em mãos qualquer documento fiscal que assegure a origem e o destino do material que está sendo transportado.
O transporte aéreo, por exemplo, que segue normas da ANAC, necessita do CT-e para transporte doméstico ou do AWB para transporte internacional. Já para o transporte terrestre (normas da ANTT), você deve portar os documentos com endereço completo do destinatario, nome e número do telefone de um responsável pelas informações técnicas do material biológico, informações que identifiquem o veículo ou modo de transporte a ser utilizado, a data da realização do transporte, entre outras informações.
5 – Ofereça treinamentos e equipamentos de proteção individual para a sua equipe
É essencial, por exemplo, contar com equipes de trabalhadores bem treinados e proporcionar a eles todos os equipamentos de segurança necessários. Isso porque a união de conhecimento técnico com EPI’s proporcionarão um transporte mais seguro, tanto para a integridade do material biológico quanto para a segurança dos próprios trabalhadores.
O treinamento é essencial, inclusive, no caso extremo em que seja necessário realizar um gerenciamento de crise (como em um vazamento, por exemplo). Uma equipe bem treinada e com conhecimento técnico elevado conseguirá agir de forma rápida e eficiente, a fim de minimizar ou até mesmo evitar qualquer tipo de danos à saúde individual e coletiva.
FFW Logística, soluções para a sua empresa!
Fundada em 2010, a FFW Logística é uma empresa referência em logística na saúde. Possuímos todas as certificações necessárias da ANVISA e prestamos serviços de transporte em diferentes modais, investindo sempre em tecnologia de ponta, capacitação de nossos profissionais e especializados na área da saúde.
Que tal simplificar, baratear os custos e aumentar a qualidade do transporte de material biológico com a gente, hein? Então entre em contato pelo nosso site e tire todas as suas dúvidas. Afinal, temos a certeza de que será um grande ganho para toda a sua logística.