Compensa mais internalizar a própria logística ou terceirizá-la? Focar no core business da empresa e deixar que um operador conduza as operações logísticas sempre será a melhor alternativa?
Essas são dúvidas de empresas de vários segmentos, mas que possuem logística em alguma etapa dos seus processos.
Para responder a essas dúvidas, é importante entender quais as vantagens e as desvantagens de cada modelo. E é sobre isso que falarei neste artigo.
Vantagens e desvantagens da logística própria
Primeiramente, é importante entender de que forma a logística interfere no negócio propriamente dito da empresa. Empresas de e-commerce, por exemplo, dependem de toda uma cadeia de suprimentos, como estoque, armazenagem, separação, embalagens, distribuição, transportes, entregas e logística reversa. Para este tipo de empresa, a logística tem um alto impacto operacional e financeiro. Em contrapartida, há empresas em que a logística é importante apenas na parte final do seu processo, isto é, na entrega propriamente dita. Um bom exemplo disso é a logística de empresas de entrega de refeições.
O benefício de se ter logística própria é que o controle e gestão dos processos são totalmente feitos pela empresa, de forma independente e autônoma, o que também pode proporcionar agilidade nas tomadas de decisões.
Porém, ao decidir centralizar as operações logísticas em sua própria empresa, deve-se levar em conta os desafios que esse método apresenta.
As empresas que possuem logística própria necessitam de equipes técnicas com capacitação específica, como, por exemplo, na separação de itens e conhecimento de quais são as embalagens adequadas. É necessário prever valores orçamentários significativos para suportar toda a estruturação física e de pessoal, mesmo que o core business da empresa seja outro. Além disso, todo o processo deve seguir rigorosamente as normas e legislações vigentes. Caso contrário, a empresa pode ter problemas legais ou resultados abaixo do esperado.
Vantagens e desvantagens da logística terceirizada
Os principais ganhos da logística terceirizada é focar no negócio propriamente dito e em suas atividades estratégicas. Além disso, a redução de custos é outra oportunidade mapeada numa logística terceira, já que operadores logísticos possuem infraestruturas montadas para suportar diversos clientes, diluindo os seus custos e despesas.
A possibilidade de contratar diferentes fornecedores de logística também proporciona alternativas mais interessantes para o cliente quando comparadas a uma logística internalizada.
Entretanto, com a terceirização, as responsabilidade de toda a logística recaem sobre uma empresa terceirizada, o que aumenta a importância de se contratar um fornecedor organizado e estruturado e que contemple todas as variáveis legais, estruturais e financeiras. Só assim é possível que uma empresa confie seus processos logísticos de forma mais tranquila a um terceiro.
Conclusão
Focar no seu negócio é fundamental para quem visa crescimento sustentável. Portanto, terceirizar a logística é direcionar a especialistas uma operação que impacta diretamente no cliente final.
Mas, para que isso ocorra, é preciso encontrar empresas terceirizadas que possuam um ótimo nível de serviço, gestão de qualidade e tecnologia que agreguem valor à operação. Ou seja, os contratantes devem ter acesso a várias opções de prestadores de serviços qualificados, cujo desempenho e nível de serviço possam ser auditados.
No setor de saúde, recomendo a FFW Logística. Um operador que se destaca exatamente por aliar gestão de processos e qualidade com tecnologia de ponta, além de presar pelos processos regulatórios e compliance que são altamente relevantes neste mercado de alta criticidade.
Luis Henrique Galletto
Consultor de Logística e Supply Chain