O objetivo de uma empresa responsável pelo transporte de material biológico é, em primeiro lugar, anular, mitigar, controlar ou evitar riscos aos seres humanos, animais e ao meio ambiente. Por isso, tomar todos os cuidados de forma a evitar acidentes com esses materiais é fundamental.
Dessa forma, hoje nós vamos entender um pouco mais sobre como evitar acidentes no transporte de material biológico.
O que é um acidente no transporte de material biológico?
Quando o assunto é transporte de material biológico, é considerado acidente qualquer vazamento de microrganismo ou secreção que apresente ameaça aos seres humanos, animais e meio ambiente.
A segurança dos colaboradores é a primeira barreira para evitar acidentes no transporte de material biológico
Em primeiro lugar, equipamentos de proteção individual devem não apenas estar à disposição dos profissionais envolvidos com o transporte, como serem usados de forma correta. Os equipamentos de proteção individual são destinados a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Além disso, esses dispositivos individuais são de uso obrigatório durante o trânsito do material, conforme resolução da Anvisa.
O motorista e os demais trabalhadores devem assinar um termo de recebimento de EPIs ao ingressar na empresa, além de receberem treinamentos periódicos a fim de evitar acidentes.
Equipamentos dentro do veículo
Todo veículo utilizado no transporte de material biológico deve conter o chamado “kit acidente”. Esse kit possui todos os equipamentos que deverão ser utilizados em caso de acidentes. Dessa forma, ele deve conter pelo menos:
- Óculos: Utiliza-se em procedimentos que houver a possibilidade de ocorrer respingos ou contaminação dos olhos, ou seja, em ocasiões em que os olhos estiverem expostos.
- Máscara: Utilizada em procedimentos com risco de contaminação ou respingo em mucosa oral ou nasal.
- Luvas: Utiliza-se as luvas em todos os procedimentos com risco de exposição ao material biológico infectante.
- Jaleco: utilizar jaleco em caso de acidentes pelo responsável técnico para recolher o material derramado.
O que NÃO fazer durante o transporte de material biológico
Para que acidentes sejam evitados é importante que os trabalhadores envolvidos no transporte de material biológico, deve ser proibido:
- Fumar, beber, comer, mascar chicletes, colocar objetos na boca, guardar alimentos e aplicar cosméticos
- Usar vestimentas inapropriadas para o ambiente de trabalho.
- Evitar o hábito de esfregar os olhos e o uso de barba.
- Atender telefone, abrir portas e gavetas usando luvas.
- Compartilhar objetos de pessoas que estão manipulando material contaminado ou, potencialmente, contaminado.
- Os cabelos compridos devem estar sempre presos.Evitar improvisações, seguindo sempre os procedimentos/fluxos estabelecidos.
Vacinação é obrigatória
O pessoal responsável por esta atividades está sob risco de exposição direta ao material biológico humano. Por isso, deve ser vacinado de acordo com as normas de saúde do trabalhador.
São várias as vacinas indispensáveis, como, por exemplo, as de Hepatite B, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e dupla adulto – dT (difteria e tétano), além, é claro, da vacina contra a Covid-19.
.
Embalagens no transporte de material biológico
O primeiro passo para o transporte seguro de material biológico é o seu correto acondicionamento em embalagens adequadas, além de seguir adequadamente o processo de empacotamento. No geral, o empacotamento do material biológico é feito em três níveis de embalagem:
• Embalagem primária: recipiente rotulado, resistente, rosqueável e à prova de vazamento. Aqui deve-se inserir o produto.
• Embalagem secundária: neste compartimento será acondicionado o recipiente primário. Deve também ser estanque e, além disso, à prova de vazamento. Recomenda-se preenchê-lo com material absorvente.
• Embalagem externa: este compartimento externo deve ser resistente e, assim, proteger o material biológico da exposição à água e danos físicos durante o transporte.
Recomenda-se sempre este sistema de embalagem, seja para curtas ou longas distâncias (incluindo transporte internacional).
Conheça a FFW Logística
Fundada em 2010, a FFW Logística é uma empresa referência em logística na saúde. Possuímos todas as certificações necessárias da ANVISA e prestamos serviços de transporte em diferentes modais, investindo sempre em tecnologia de ponta, capacitação de nossos profissionais e especializados na área da saúde.
Que tal simplificar, baratear os custos e aumentar a qualidade do transporte de material biológico com a gente, hein? Então entre em contato pelo nosso site e tire todas as suas dúvidas. Temos a certeza de que será um grande ganho para toda a sua logística.