Se você tem uma empresa ou indústria que atua na área da saúde sabe o tanto de preocupações que se deve ter para proporcionar aos seus clientes, fornecedores e colaboradores um ambiente e serviços seguros. A atenção com o transporte de material biológico, por exemplo, não foge à essa regra. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por exemplo, determina uma série de exigências para garantir a conservação das amostras durante este transporte e também para garantir a segurança dos colaboradores.
Mas você conhece quais são essas exigências? Então continue acompanhando esse artigo e entenda melhor quais são as regras para o transporte de material biológico.
RDC 504/2021 – A resolução que regulamenta as boas práticas para o transporte de material biológico
A Anvisa foi criada em 1999 e está vinculada ao Ministério da Saúde e presente em todo o território brasileiro. Primeiramente, seu objetivo é criar regras e normas para proteger a saúde da população, além de intervir e orientar a respeito do uso inadequado de substâncias, fiscalização de produtos e controle sanitário.
Uma dessas normas é a RDC 504, de 27 de maio de 2021. Ela tem o objetivo de definir e estabelecer padrões sanitários para o transporte de material biológico e, com isso, garantir a segurança, minimizar os riscos sanitários e preservar a integridade do material transportado
O que diz a lei?
A RDC 504 estabelece várias normas para a realização do transporte de material biológico. Uma delas é o acondicionamento adequado desse material, de forma a assegurar a sua integridade até que chegue ao seu destino. É necessário também categorizar esse material, classificá-lo de acordo com o seu risco biológico e constar informações da empresa destinatária.
O transportador, seja ele próprio ou terceirizado, é o responsável por adotar medidas que garantam a biossegurança, condições para conservar e estabilizar o material biológico e definir a logística desse transporte. É necessário ainda que o transportador dê condições para que o material seja facilmente rastreável.
Certificações para transporte de material biológico
Além de tudo isso, é importante que a empresa que irá transportar esse material biológico seja licenciada pela vigilância sanitária local e Anvisa. A licença sanitária é uma garantia de que a transportadora tem conhecimento técnico e estrutura necessária para realizar o transporte do material garantindo a sua conservação e também a segurança dos colaboradores.
A FFW Logística é uma empresa especializada nesse tipo de transporte. Possuímos as devidas licenças sanitárias da vigilância sanitária local e ANVISA para o transporte de medicamentos, de medicamentos sujeitos ao controle especial, saneantes domissanitários, produtos para a saúde, cosméticos, perfumes e produtos de higiene, alimentos, materiais biológicos, sangue e hemocomponentes, entre outros produtos.
Conheça a FFW Logística
Fundada em 2010, A FFW Logística é uma empresa referência em logística na saúde. Prestamos serviços de transporte em diferentes modais, investindo sempre em tecnologia de ponta, capacitação de nossos profissionais e especializados na área da saúde.
Que tal simplificar, baratear os custos e aumentar a qualidade do transporte de material biológico com a gente, hein? Afinal, nosso grande objetivo é ajudá-lo a reduzir custos e aumentar a qualidade do transporte de seus materiais. Então entre em contato pelo nosso site e tire todas as suas dúvidas. Temos a certeza de que será um grande ganho para toda a sua logística.