A segurança durante o transporte de material biológico é garantida realizando todos os procedimentos estabelecidos pela ANVISA e outros órgãos competentes. Um dos principais procedimentos é o sistema de embalagem tripla.
Já ouviu falar? Sabe como funciona? Então continue aqui com a gente e se informe.
Quem estabelece o sistema de embalagem tripla durante o transporte de material biológico?
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é quem regula o transporte de material biológico em todo o território nacional e também orienta sobre como realizar o sistema de embalagem tripla. Este órgão está vinculado ao Ministério da Saúde. A ANVISA possui uma série de obrigações, como, por exemplo, criar regras e normas para proteger a saúde da população. Além disso, deve intervir e orientar a respeito do uso inadequado de substâncias, fiscalização de produtos e controle sanitário.
Qual é a norma que estabelece o sistema de embalagem tripla no transporte de material biológico?
Se a ANVISA é quem regula, a RDC 504/2021, criada em 27 de maio do ano de 2021, é uma das principais diretrizes que norteiam o que pode e o que não pode fazer durante o transporte. Ela tem o objetivo de, por exemplo, definir e estabelecer padrões sanitários para o transporte de material biológico e, com isso, garantir a segurança, minimizar os riscos sanitários e preservar a integridade do material transportado. Esta é a norma que orienta sobre o sistema de embalagem tripla.
Como funciona o sistema de embalagem tripla no transporte de material biológico?
São vários os elementos necessários para garantir a integridade de um material biológico durante o seu transporte, como, por exemplo, a embalagem.
O sistema de embalagem tripla é o indicado pela ANVISA. Como o próprio nome sugere, este sistema possui três níveis.
Embalagem primária
O recipiente deve ser rotulado, resistente, rosqueável, à prova de vazamento, que conterá o produto a ser transportado. Dessa forma, garantirá mais proteção ao material.
Embalagem secundária
Neste compartimento será acondicionado o recipiente primário. Deve também ser estanque e à prova de vazamento. Recomenda-se, portanto, preenchê-lo com material absorvente.
Embalagem externa
Este é o compartimento externo. É nele que você deve colocar o recipiente secundário. Dessa forma, deve ser resistente e proteger o material da exposição à água e danos físicos durante o transporte.
O sistema de embalagem tripla é recomendado sempre que houver a necessidade de transporte de material biológico, seja para curtas ou longas distâncias (incluindo transporte internacional). Isso porque protege o material, os colaboradores e a população em geral em casos de acidentes.
Conheça a FFW Logística
Fundada em 2010, A FFW Logística é uma empresa referência em logística na saúde. Possuímos todas as certificações necessárias da ANVISA e prestamos serviços de transporte em diferentes modais, investindo sempre em tecnologia de ponta, capacitação de nossos profissionais e especializados na área da saúde. Por isso, somos referência em logística em Saúde!
Que tal simplificar, baratear os custos e aumentar a qualidade da sua logística com a gente, hein? Então entre em contato pelo nosso site e tire todas as suas dúvidas. Afinal, a gente sabe o que faz!