Garantir a segurança durante o transporte de material biológico é obrigação de qualquer empresa de logística. Para isso, a empresa responsável pelo transporte deve respeitar as normas vigentes e garantir a conservação do material biológico. Somente assim o contratante terá mais tranquilidade na hora de firmar um contrato com uma empresa de logística terceirizada.
Mas quais são as normas vigentes? Como garantir que o material chegue intacto ao seu destino? Confira aqui com a gente!
Quem regula o transporte de material biológico?
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é quem regula o transporte de análise clínica em todo o território nacional. Criada em 1999, ela está vinculada ao Ministério da Saúde. Primeiramente, o objetivo dela é criar regras e normas para proteger a saúde da população. Além disso, deve intervir e orientar a respeito do uso inadequado de substâncias, fiscalização de produtos e controle sanitário.
Qual é a principal norma que estabelece padrões sanitários no transporte de material biológico?
Se a ANVISA é quem regula, a RDC 504/2021, criada em 27 de maio do ano de 2021, é uma das principais diretrizes que norteiam o que pode e o que não pode fazer durante o transporte de material biológico. Isso porque ela tem o objetivo de definir e estabelecer padrões sanitários para o transporte de material biológico e, com isso, garantir a segurança, minimizar os riscos sanitários e preservar a integridade do material transportado
Como garantir a integridade do material?
São vários os elementos necessários para garantir a integridade de um material biológico durante o seu transporte. Estes incluem a embalagem, procedimentos de transporte bem executados. Além disso, trabalhadores bem treinados e com os equipamentos de segurança adequados é essencial.
Vamos ver um pouco mais sobre cada um deles.
Embalagem tripla é norma
O primeiro passo para o transporte seguro de material biológico é o seu correto acondicionamento em embalagens adequadas. Além disso, seguir adequadamente o processo de empacotamento é primordial. No geral, o empacotamento do material biológico é feito em três níveis de embalagem:
• Embalagem primária: recipiente rotulado, resistente, rosqueável e à prova de vazamento. Ele contém o produto a ser transportado.
• Embalagem secundária: neste compartimento será acondicionado o recipiente primário. Deve também ser estanque e à prova de vazamento. Por isso, recomenda-se preenchê-lo com material absorvente.
• Embalagem externa: este é o compartimento externo, onde será colocado o recipiente secundário. Deve ser resistente e proteger o material biológico da exposição à água e danos físicos durante o transporte.
Este sistema de embalagem é recomendado sempre que houver a necessidade de transporte de material biológico, seja para curtas ou longas distâncias (incluindo transporte internacional). Afinal, esse sistema proporciona mais segurança ao material.
Equipes bem treinadas e com EPI’s
É essencial contar com equipes de trabalhadores bem treinados e proporcionar a eles todos os equipamentos de segurança necessários. Isso porque a união de conhecimento técnico com EPI’s proporcionarão um transporte mais seguro, tanto para a integridade do material biológico quanto para a segurança dos próprios trabalhadores.
O treinamento é essencial, inclusive, no caso extremo em que seja necessário realizar um gerenciamento de crise (como em um vazamento, por exemplo). Uma equipe bem treinada e com conhecimento técnico elevado conseguirá agir de forma rápida e eficiente, a fim de minimizar ou até mesmo evitar qualquer tipo de danos à saúde individual e coletiva.
Conheça a FFW Logística
Fundada em 2010, A FFW Logística é uma empresa referência em logística na saúde. Afinal, possuímos todas as certificações necessárias da ANVISA e prestamos serviços de transporte em diferentes modais, investindo sempre em tecnologia de ponta, capacitação de nossos profissionais e especializados na área da saúde.
Que tal simplificar, baratear os custos e aumentar a qualidade da sua logística com a gente, hein? Entre em contato pelo nosso site e tire todas as suas dúvidas. Temos a certeza de que será um grande ganho para toda a sua logística.